Categorias
Peixes de água doce

Peixe Ramireze tem bom comportamento? Só se você cuidar bem dele

Para ter um peixe destes, é preciso que o aquário tenha no mínimo 50 litros.

Pequeno, bem-comportado se cuidado corretamente, chamativo em suas cores e sul-americano, esta é a melhor forma de definir um peixe que é bem conhecido no mundo do aquarismo pelo seu comportamento: O Ramireze

Vindo da ordem dos Cichliformes e com o nome científico de Microgeophagus ramirezi, o Ramireze é visto como uma alternativa muito boa para aqueles que querem um peixe dócil para seu aquário, mas cuidado, pois, nem sempre essa afirmação pode ser verídica, ele pode ser bastante territorialista e encrenqueiro se você escolher errado seus companheiros de aquário.

Origem

O Ramireze tem a origem por aqui na América do Sul, mais especificamente na bacia do Rio Orinoco, rio este que ocupa os territórios da Venezuela e da Colômbia, embora também possa ser encontrado em águas brasileiras.

É um peixe extremamente procurado por conta de ser considerado uma espécie extremamente pequena e de cores vibrantes, algo que chama muito a atenção de todos.

Microgeophagus ramirezi (Frank M Greco / Wikimedia)
Microgeophagus ramirezi (Frank M Greco / Wikimedia)

Aparência

O Ramireze é muito visto por conta de suas cores vibrantes. A espécie selvagem conta com uma cor amarelo-esverdeada, com listras verticais sendo marcado por pontos azuis que brilham por praticamente todo seu corpo. Sua estatura média é 6 até no máximo 7 centímetros.

Sua expectativa de vida é de 2 a 3 anos, uma expectativa consideravelmente baixa em comparação a outras espécies da mesma família.

As principais distinções entre o macho e a fêmea desta espécie é que justamente o macho do Ramireze é maior e mais colorido, enquanto a fêmea é menor, porém com o ventre mais roliço, a nadadeira anal levemente arredondada e podendo apresentar a coloração avermelhada na região pélvica em época de reprodução.

Ramirezi padrão, macho (Elmar.laistler / Wikimedia)
Ramirezi padrão, macho (Elmar.laistler / Wikimedia)

Alimentação

A alimentação do Ramireze pode ser feita com rações do tipo extrusada como a Alcon Neon, flocadas como Alcon Guppy, Alcon Basic, Alcon Colours, Alcon Spirulina e Alcon Shrimp ou até mesmo as que previnem doenças como a Alcon Guard Allium, Alcon Guard Thymus e Alcon Guard Herbal.

Mas é importante também os alimentar com alimento vivo como larvas ou besouro do amendoim ao menos uma vez por semana e, logo quando o Ramireze for inserido no aquário, alimenta-lo dessa forma todos os dias até se acostumar com o novo ambiente por conta de seu comportamento.

Reprodução

A reprodução do Ramireze acontece quando os peixes atingem a maturidade sexual e formam casais, sendo que logo após a formação a fêmea deposita cerca de 150 a 300 ovos sobre as pedras ou depressões no fundo.

Geralmente, os ovos eclodem em 40 horas a uma temperatura de 29 graus célsius, com seus pais defendendo-os de predadores. Porém, caso haja algum estresse durante a reprodução, eles podem comer seus filhotes.

Ramireze fêmea ao lado de seus ovos (Aquakeeper14 / Wikimedia)
Ramireze fêmea ao lado de seus ovos (Aquakeeper14 / Wikimedia)

Comportamento

Seu comportamento é tímido e calmo com peixes de outras espécies também pacíficas, e essa é sua principal marca. Inclusive, a alimentação viva nas primeiras semanas acontece para que o mesmo não se estresse e consiga comer tranquilamente durante seu período de adaptação para a ração.

Mas não pense que seu comportamento é extremamente dócil. Geralmente o Ramireze é agressivo com peixes da mesma espécie ou até mesmo apresentando comportamento territorialista. Portanto, caso queira ter um exemplar em seu aquário com outras espécies, tenha apenas um macho!

O habitat natural de M. ramirezi é quente (25,5-29,5 ° C, 78-85 ° F), ácido (pH 5,2-6,7) cursos de água nas savanas de llanos da Venezuela e da Colômbia (Aquakeeper14 / Wikimedia)
O habitat natural de M. ramirezi é quente (25,5-29,5 ° C, 78-85 ° F), ácido (pH 5,2-6,7) cursos de água nas savanas de llanos da Venezuela e da Colômbia (Aquakeeper14 / Wikimedia)

Manutenção do aquário

Para que o Ramireze fique bem em seu aquário, é preciso que o pH da água esteja entre 5 e 7 e a temperatura da mesma entre 24 e 29 graus célsius, sendo a máxima a temperatura ideal para a eclosão dos ovos.

Para ter um peixe destes, é preciso que o aquário tenha no mínimo 50 litros e seja bem plantado justamente para se esconder ou ajudar na reprodução se for o caso. Se o seu aquário tem todas essas virtudes e você deseja adquirir um Ramireze, não pense duas vezes em ter um dos peixes mais bonitos em seu miniecossistema (contanto que seja um macho).

*Com informações da Alcon, Wiki e RSDiscus.