Categorias
Peixes de água doce

Saiba como cuidar do seu peixe Tricogaster Leeri

Por conta de ser territorialista, é recomendado você deixar proporcionalmente um macho para algumas fêmeas

Aquelas pessoas que possuem um aquário grande e procuram diversificar os peixes de seu ecossistema com toda certeza já pensaram nos peixes do género Tricogaster.

Mais especificamente falando do Tricogaster Leeri (seu nome científico), ele possui características para que aparentam ser ideais para aqueles que possuem um grande aquário, mas é preciso muito cuidado com um peixe assim para que as coisas não saiam do controle!

Origem

Vindo da família dos Osphronemidae, ele tem sua origem em uma ilha asiática chamada de Sumatra, que é território da Indonésia.

Mas o Tricogaster Leeri não possui somente esta como sua localização principal, mas também pode ser achado em outros lugares da Malásia, da Tailândia e Bornéu além da própria Sumatra.

Aparência

Os Tricogaster Leeri podem chegar a um comprimento máximo de 12 cm, fazendo com que o mesmo seja considerado um peixe de estatura mediana, necessitando então de um aquário de porte maior. São um pouco menores do que o Trichogaster trichopterus, que podem chegar até 18 cm.

Existem duas cores possíveis de se encontrar o Leeri, sendo elas azul e amarela (a mais comum, e que ainda por cima é uma variação da coloração azul). A espécie apresenta dimorfismo sexual bem leve, sendo que o macho possui uma nadadeira dorsal mais alongada do que a da fêmea, caracterizando assim a diferença entre eles.

Alimentação

Por conta de ser um peixe onívoro, é necessário que o mesmo possa ser alimentado com alimento vivo como besouro do amendoim algumas vezes além da rac’ão que deve ser fornecida diariamente.

Para os tipos de rações, pode-se dar as extrusadas (Alcon Ciclídeos Grânulos), as floculadas (Alcon Basic, Alcon Colours, Alcon Spirulina, Alcon Shrimp) e as que previnem doenças (Alcon Guard Allium, Alcon Guard Thymus e Alcon Guard Herbal)

Comportamento

O comportamento dos Tricogaster Leeri é marcado por conta de seu comportamento pacífico caso esteja em um aquário grande e sem nenhum outro peixe de sua espécie por perto.

Porém, eles têm a tendência a serem peixes territorialistas, sempre disputando espaço com os machos da mesma espécie ou outros peixes, por conta disso que é recomendado um aquário grande para poder cuidar dos mesmos.

Como cuidar

Vamos por partes para se entender a melhor forma de preparar um aquário para seus Tricogaster Leeri, indo desde a preparação do aquário até como os incluir no ecossistema sem muitos problemas.

Primeiramente, você deve se certificar do tamanho do seu aquário. Como foi dito acima, eles são um peixe de estatura média e territorialistas, ou seja, é preciso um aquário de ao menos 100 Litros e que seja bem plantado para que estes peixes possam viver bem.

Além disso, é preciso se certificar quanto a água. É ideal manter a mesma a uma temperatura de 24 a 30 graus célsius (sendo 25ºC a temperatura ideal) e um pH de 6,5 a 7,2.

Com a água já pronta, observe bem como você irá o inserir no aquário. Por conta de ser territorialista, é recomendado você deixar proporcionalmente um macho para algumas fêmeas para não o deixar tão estressado. Agora, caso seu aquário não permita que você crie um número grande de peixes, o mais recomendado a se fazer é cria-los em um aquário separado dos demais.