Categorias
Peixes de água doce

Como cuidar de um peixe Colisa

Por ser pacífico, não está imune a ser atacado por outros peixes, mas seu temperamento é tão tranquilo que muitas vezes não se importa com isso, deixando de lado e vivendo sua vida tranquilamente.

Peixes possuem características diferentes entre si: Tamanho, coloração, comportamento, alimentação e até mesmo o ambiente em que o mesmo deve viver. Algumas características podem agradar alguns aquaristas enquanto outras já podem ser essenciais para o mesmo decidir não ter aquela espécie em seu aquário.

Mas se existe um peixe que é praticamente uma unanimidade no mundo do aquarismo é o Colisa. Um peixe pequeno, pacífico, de bom temperamento, resistente a mudanças e bonito de ser ver, sendo assim uma combinação perfeita para todos os aquaristas que procuram tranquilidade.

Aparência

Originário de águas asiáticas (Índia, Bangladesh e Paquistão), o Colisa lalia / Trichogaster lalius, popularmente conhecido como Colisa é um peixe de pequeno porte (máximo de 8 cm de comprimento) e com colorações bastante distintas.

Sua principal característica fica por conta de seu tamanho pequeno e cores bastante chamativas, deixando seu aquário assim mais alegre e mais bonito visivelmente. O dimorfismo sexual da espécie existe, sendo o macho mais colorido e com as nadadeiras dorsal e anal mais pontiagudas enquanto a fêmea é bem mais acinzentada e com as nadadeiras mais arredondadas.

Assim como os Betas, respiram ar atmosférico, precisando assim de menos oxigênio para sobreviver, o que não significa que a bomba não é necessária para que viva com conforto.

Alimentação

O Colisa é um peixe de natureza onívora mas que se alimenta muito bem de ração. Como exemplos de ração, o mesmo aceita extrusadas (Alcon Neon), floculadas (Alcon Guppy, Basic, Colours, Spirulina e Shrimp) e as que previnem doenças (Alcon Guard Allium, Alcon Guard Thymus e Alcon Guard Herbal).

É sempre importante frisas que é indicado dar rações de qualidade para seus peixes, visto que estas rações fazem com que ele ganhe mais nutrientes, se desenvolva mais, fique mais bonito e não pegue doenças tão facilmente, afinal esta é a única forma de alimentação que o mesmo terá em sua vida vivendo no aquário.

Reprodução

A reprodução do Colisa é bem simples, mas ainda assim requer alguns cuidados específicos. Para atrair as fêmeas, os machos fazem um ninho de bolhas e, ao atrair a fêmea, a mesma depositará os ovos nestas bolhas e o macho os fertiliza logo em seguida, fazendo com que em cerca de 36 horas os filhotes venham a vida.

O cuidado com a reprodução começa com o nascimento dos filhos, visto que quem cuida dos filhotes é o pai e em caso da mãe estar por perto, o pai pode acabar a machucando por conta do instinto protetor, então durante o período de amadurecimento dos filhotes, é importante deixar a mãe separada deles.

Comportamento

Talvez o comportamento do Colisa seja o seu maior ponto forte justamente por ser um peixe extremamente “de boa”. Pacífico com a mesma espécie e com outras, é uma das espécies mais tranquilas para serem colocadas em aquários comunitários.

Por ser pacífico, não está imune a ser atacado por outros peixes, mas seu temperamento é tão tranquilo que muitas vezes não se importa com isso, deixando de lado e vivendo sua vida tranquilamente.

Manutenção do aquário

Outro motivo para o Colisa ser tão querido é justamente por sua extrema resistência, podendo aguentar um pH desde 6,8 até 7,8 visto que o pH de sua natureza costuma varia bastante. A temperatura também varia demais, indo de 22 até 28 graus célsius, fazendo com que o Colisa tolere erros de aquaristas iniciantes.

Para ter um Colisa, é necessário ter um aquário de tamanho médio para grande bastante plantado, pois eles utilizam a vegetação seja para alimentação ou até mesmo para se esconderem, visto que também são bastante tímidos.