Categorias
Peixes de água doce

Conheça os tipos de peixe Oscar e saiba sobre os cuidados

Forte, grande, lindo e comilão, esse é o Oscar!

Peixes grandes e de nado calmo podem parecer uma adição tentadora ao seu aquário: Muitas vezes com cores que se distinguem da maioria e um tamanho de dar inveja, peixes assim costumam chamar muito a atenção.

Um desses casos é o conhecido peixe Oscar, uma espécie de peixe de água doce que chama rapidamente a atenção pelo seu nado calmo e tamanho avantajado. Mas não se engane, pois por mais que pareça um peixe bem calmo, ele tem seu instinto, e não irá pensar duas vezes se ver algo menor do que ele.

Origem

O Astronotus ocellatus, também conhecido como Acará-açu, Apaiari ou popularmente como Oscar, é um peixe que tem como origem as regiões que compõem a Bacia Amazônica, mais especificamente nas regiões de Peru, Colômbia, Brasil e Guiana Francesa.

Eles são encontrados em rios, canais, lagoas e lênticos da Bacia Amazônica com correntes lentas, águas brancas e rasas, geralmente sendo peixes mais solitários e encontrados embaixo de troncos.

Aparência

Quando falamos do Oscar, temos que ter em mente que existem três variações dele, porém dentre estas variações existem outras ramificações que fazem com que a espécie consiga ser encontrada no mercado em 12 tipos diferentes, sendo que a principal mudança é na coloração.

Variedades juvenis albinas - Prakash Chakraborty / Wikimedia
Variedades juvenis albinas – Prakash Chakraborty / Wikimedia

Mas falando do Oscar em si, é um peixe que quando adulto pode alcançar os 45 centímetros de comprimento. Sua espécie mais famosa é o Oscar Tigre, cujo corpo é preto com listras laranjas e vermelhas, mas ainda existem o Oscar vermelho, cujo corpo é inteiro vermelho com a cabeça escurecida e o Oscar Albino, que tem seu corpo branco com algumas manchas vermelhas pelo corpo.

A partir dos três tipos de Oscar, existem outras nova ramificações do mesmo, sendo elas: Albino tigrado, albino vermelho (um vermelho mais clareado), albino rosa, limão, bronze, preto, véu, ouro e de calda curta.

O dimorfismo sexual nesta espécie oficialmente não existe, porém segundo relatos os machos crescem de forma mais rápida e possuem manchas escuras na nadadeira dorsal, mas isso pode variar bastante.

Astronotus ocellatus - Jón Helgi Jónsson / Wikimedia
Astronotus ocellatus – Jón Helgi Jónsson / Wikimedia

Alimentação

Por mais que seja um peixe onívoro com tendências carnívoras, ele aceita muito bem as rações industrializadas, mas ainda assim é de suma importância alimenta-lo com alimentos vivos periodicamente.

No quesito da ração, existem duas rações específicas para acompanhar a vida de um Oscar, sendo ambas elas extrusadas: a Alcon Ciclídeos Grânulos para ser dada enquanto eles ainda são jovens e a Alcon Carnívoros para quando eles ultrapassarem os 10 cm.

Variedade vermelha adulta - Opera propria / Wikimedia
Variedade vermelha adulta – Opera propria / Wikimedia

Reprodução

Com sua maturidade acontecendo em volta dos 12 meses de idade, acontece um reboliço no aquário chamado “jogos de boca”, que consiste numa prova de força onde macho e fêmea ficam frente-a-frente com a boca aberta e, após algumas investidas, se mordem simultaneamente e vão para o lado e se isolam.

Estando em uma superfície lisa, a fêmea vai depositar em torno de 800 a 2.000 ovos em círculo enquanto o macho a fertiliza. Durante um período de quatro dias até a eclosão, os pais se tornam extremamente agressivos para protegerem seus filhotes, sendo que só devem ser separados dos pais quando os mesmos não demonstrarem mais interesse por eles.

9 meses de idade - Francesco Crovetto / Wikimedia
9 meses de idade – Francesco Crovetto / Wikimedia

Comportamento

O Oscar possui dois lados de seu temperamento, sendo um o que os aquaristas mais procuram em um peixe e o outro o que é preciso tomar mais cuidado, principalmente com outros peixes.

Esta espécie é de fácil convívio com outros peixes e se apresenta muito pacífico, podendo reconhecer o dono e com o tempo podendo até mesmo ir comer na mão do dono conforme for se acostumando.

Mas é valido falar que estamos falando de um ciclídeo que pode passar dos 40 centímetros de comprimento, e por terem tendências carnívoras, são predadores por instinto. Caso você tenha peixes de tamanho similar (maiores ou menores), não existe problema. Agora, caso seu aquário tenha um Oscar e peixes pequenos, saiba que eles estão em perigo, pois para o Oscar, peixes menores são sempre vistos como presas.

Dois  Oscars Tiger - Ashish Ghosh / Wikimedia
Dois Oscars Tiger – Ashish Ghosh / Wikimedia

Manutenção do aquário

Por ser um peixe grande, o Oscar deve estar sempre em um aquário de no mínimo 100 litros, até mesmo caso ele seja criado sozinho, pois ele necessita de muito espaço. O ideal é ter um aquário de 250 litros para se ter um Oscar de forma confortável.

Além de evitar ter peixes pequenos no aquário, tome muito cuidado com itens quebráveis como termostatos e wave-maker, pois estes peixes adoram mexer por lá! Por ser um peixe grande, ele acaba defecando muito, fazendo com que o aquário suje mais e aumente a amônia, sendo que fazer limpezas com um Oscar se torna quase que uma obrigação!

Oscar Véu - Kurt Auerbach
Oscar Véu – Kurt Auerbach

Para que a água esteja ideal para um Oscar, é preciso que ela seja ligeiramente ácida, com um pH entre 6,8 e 7,0, além de uma temperatura entre 22 a 28 graus célsius.

Se você tem um ecossistema de peixes de médio para grandes, ter um Oscar vai trazer paz e beleza ao seu aquário, agora caso você tenha peixes pequenos, saiba que muito provavelmente eles serão presas do Oscar não porque querem, mas por conta da sua natureza, então evite ao máximo!

*Com informações da Wiki, Alcon e fishtop.