Categorias
Peixes de água doce

Tem peixes compatíveis com o Barbo Sumatra? Veja como cuidar

O Puntius tetrazona, também conhecido como Barbo Sumatra, tem origem no continente asiático

Existem peixes que por mais belos que seja, podem ser completamente inviáveis para o seu aquário por diversos fatores: Tamanhos incompatíveis, agressividade ou até mesmo as condições da água do aquário podem não ser compatíveis.

Um dos peixes com maior fama de atormentar os outros nos aquários é justamente o Barbo Sumatra, um peixe que tudo que tem de bonito tem simultaneamente de territorialista e atacado.

Aparência

O Puntius tetrazona, também conhecido como Barbo Sumatra, tem origem no continente asiático, para ser mais preciso nas regiões da Sumatra e de Bornéu.

Ele pode chegar a medir cerca de 7 centímetros de comprimento no máximo e é caracterizado por conta de sua coloração dourada e suas quatro faixar escuras na posição vertical, fazendo do mesmo uma espécie ornamental.

Esta espécie possui o dimorfismo sexual não tão explicito, porém possível de se identificar ao se olhar bem. O macho possui a coloração mais intensa (principalmente das faixas pretas) e tem seu ventre mais retilíneo, enquanto as fêmeas são maiores, com ventres mais roliços e com coloração mais opaca.

Puntigrus tetrazona - Zoologische Mededelingen
Puntigrus tetrazona – Zoologische Mededelingen

Alimentação

Na parte da alimentação dos Barbo Sumatra, é preciso fornecer para ele rações de qualidade, alimento vivo e alguns vegetais ao menos uma vez na semana, por conta de ser uma espécie onívora por natureza. Como sugestão de alimentos vivos, pense em larvas de besouro do amendoim ou artemias.

Já na parte da ração, basta você escolher o melhor tipo, sendo possível as rações extrusadas como as Alcon Neon e Mini Betta, as floculadas (Alcon Guppy e Betta Mix Flakes), além daquelas que previnem doenças, tais como a Alcon Guard Allium, Alcon Guard Thymus e Alcon Guard Herbal.

Chega a medir até 7,5 cm de comprimento, coloração dourada, com quatro faixas escuras verticais, sendo uma spécie ornamental - Derek Ramsey / Wikimedia
Chega a medir até 7,5 cm de comprimento, coloração dourada, com quatro faixas escuras verticais, sendo uma spécie ornamental – Derek Ramsey / Wikimedia

É realmente o terror do aquário?

Um dos boatos mais famosos sobre o Barbo Sumatra é que justamente eles são peixes que não costumam deixar os outros em paz, muito por conta de serem muito ativos. Mas isso é verdade?

Se você tem um aquário com peixes de nadadeiras muito longas ou de nado mais devagar, esqueça a possibilidade de ter um Barbo Sumatra! Eles costumam mordiscar peixes com estas características muito por conta de seu comportamento territorialista.

O seu temperamento territorialista aparece com peixes de outras espécies e até mesmo da mesma espécie. São peixes que costumam andar em cardumes, então caso queira adquirir um peixe destes, considere ao menos 5.

Mas existe alguma solução para que o Barbo Sumatra não fique atormentando os outros? Esperar eles ficarem mais adultos! Às vezes, mantê-los separados por um período e quando mais maduros colocados com outros peixes pode fazer com. Que eles fiquem mais pacíficos, mas não espere que isso resolva o problema por completo!

O bárbus-sumatrano tem a sua alimentação onivora. Eles gostam de viver em cardumes com 10 a 20 individuos - Editor General of Wiki
O bárbus-sumatrano tem a sua alimentação onivora. Eles gostam de viver em cardumes com 10 a 20 individuos – Editor General of Wiki

Preparando o aquário

Para que você tenha um aquário que seja ideal para o Barbo Sumatra, lembre-se de que eles precisam de um aquário de no mínimo 60 litros para que eles possam nadar com tranquilidade e que seu desenvolvimento não seja prejudicado.

Além disso, é muito importante que o aquário esteja bem plantado e tenha diversas rochas para que os peixes desta espécie possam se sentir mais a vontade em seu novo ecossistema.

Água ideal

Para que sua água esteja apta a ter um peixe assim, tenha a certeza de que o pH da água esteja entre 6,2 e 7,6 além de estar a uma temperatura de no mínimo 22 e no máximo 30 graus célsius.

Se sua água estiver nestas condições, lembre-se de quarentenar e aclimatar o peixe antes de inseri-lo no aquário. O seu aquário ficará com mais vida e mais movimentado, porém seus outros peixes talvez não gostem muito desta ideia.