Categorias
Peixes de água doce

É lindo ter um peixe Zebra Ciclídeo Africano

Seu nome tem como referência justamente a sua aparência de listras em seu corpo, uma graça!

Constantemente procuramos peixes dos mais diversos tipos para nosso aquário, sejam eles mais exóticos, bonitos, maiores ou até mesmo aquele peixe mais engraçado que chamou muita atenção.

Se existe um peixe que consegue chamar muita atenção em qualquer aquário é o Pseudotropheus zebra, conhecido popularmente como Zebra Ciclídeo Africano, ou Maylandia Zebra. Com sua coloração azul com listras pretas, é um dos peixes favoritos daqueles que procuram um belíssimo exemplar de peixe, mas lembre-se de tomar muito cuidado para manter um destes em casa.

Pseudotropheus zebra – Maylandia zebra é uma espécie de peixe da família Cichlidae. Pode ser encontrada nos seguintes países: Malawi, Moçambique e Tanzânia. Os seus habitats naturais são: lagos de água doce.

Origem

Pertencente a família dos Ciclídeos e a ordem dos Cichliformes, tem como sua origem o Lago Malawi, localizado entre os países de Tanzânia, Moçambique e Malawi, podendo ser encontrado em qualquer parte deste lago com uma população abundante.

Seu nome tem como referência justamente a sua aparência de listras em seu corpo, simulando as de uma zebra, fazendo assim com que a espécie ganhasse tal nome.

Aparência

Existem dois fatores que chamam (e muito) a atenção quando falamos do Zebra Ciclídeo Africano. O primeiro deles é sua coloração extremamente azulada em um tom mais claro, deixando assim em evidência sua característica principal que lhe deu este nome: suas listras pretas que cobrem seu corpo e em conjunto com sua coloração azul, formam um belíssimo contraste!

Referente ao seu tamanho, o Zebra Ciclídeo pode chegar a medir no máximo 15 cm de comprimento, uma estatura considerada de média para grande para um peixe que pode ser colocado em aquário.

Esta é uma espécie de ciclídeo endêmico do Lago Malawi, na África. Esta espécie pode atingir um comprimento de 11,3 cm (4,4 pol.). Alimenta-se de aufwuchs, uma camada superficial composta principalmente por algas que crescem nas rochas. Este ciclídeo é um mastigador bucal e a fêmea choca os ovos em sua boca por cerca de três semanas. Este peixe às vezes pode ser encontrado no comércio de aquários.
Esta é uma espécie de ciclídeo endêmico do Lago Malawi, na África. Esta espécie pode atingir um comprimento de 11,3 cm (4,4 pol.). Alimenta-se de aufwuchs, uma camada superficial composta principalmente por algas que crescem nas rochas. Este ciclídeo é um mastigador bucal e a fêmea choca os ovos em sua boca por cerca de três semanas. Este peixe às vezes pode ser encontrado no comércio de aquários.

Alimentação

Para conseguir alimentar bem o Zebra Ciclídeo Africano, você deve saber que existem três tipos de ração que podem ser dadas para essa espécie.

A primeira delas é do tipo extrusada, sendo recomendada a ração Alcon Ciclídeos Grânulos, que é específica para peixes desta família.

Se optar por rações floculadas para esta espécie, considere comprar as rações Alcon Basic, Alcon Cichlids, Alcon Spirulina, Alcon Shrimp.

Agora, caso opte por dar rações que previnem algum tipo de doença posterior, considere a linha da Alcon que abrange a Alcon Guard Allium, Alcon Guard Thymus e a Alcon Guard Herbal.

Reprodução

A reprodução desta espécie é pelo método ovíparo (pondo ovos) e o local onde os ovos vão ser incubados é justamente na boca do Zebra Cicídeo Africano, caracterizando assim a já conhecida incubação bucal.

Comportamento

Os peixes desta espécie têm a tendência a serem extremamente territorialistas, ou seja, não gostam nada de dividir espaço com peixes de outras espécies, caso contrário uma briga feroz entre eles é dada como certa.

Portanto, se você deseja ter um Zebra Ciclídeo, tenha um aquário próprio para esta espécie. Nem pense em coloca-lo com outras espécies distintas!

Manutenção do aquário

Para que tenha um aquário ideal para este tipo de peixe, você dve primeiramente ter um aquário de tamanho médio para grande com diversas pedras e tocas para que os mesmos possam se esconder.

A água deve estar em uma temperatura que varia entre 22 e 26 graus célsius e um pH alcalino que varia de 7,8 para 8,2.

Antes de receber os peixes, é necessário fazer todo um ritual: Preparar a água durante 20 dias monitorando o pH, ter um equipamento de filtragem tendo filtro mecânico e biológico e um termostato para regular a temperatura.

Recebendo o peixe, é preciso seguir também todas as normas para o bem-estar do mesmo: Trocas de no máximo 25% do volume do aquário, ter 1 cm de peixe para cada 2 litros de água, alimentar os peixes de duas a três vezes ao dia para que possam comer durante 5 minutos e diversos cuidados para prevenir a introdução de patógenos.

O peixe Zebra Ciclídeo Africano é um peixe extremamente lindo e não existe quem possa negar este fato. Seu estilo faz com que chame a atenção de todos rapidamente, mas para levar um destes para casa, se prepare para ter um árduo trabalho uma vez que eles só podem ficar em aquários com peixes da mesma espécie.

*Com informações da Alcon.