Categorias
Peixes de água doce

Ficha técnica: peixe Coridora

O Corydoras trilineat, mais conhecido como Coridora, é um peixe que na fase adulta pode chegar aos 8 centímetros.

Os peixes exigem certos cuidados na hora de cuidar dos mesmos, afinal uma temperatura mais alta, um pH mais elevado ou até mesmo um aquário menor podem culminar na morte dos peixinhos.

Então se você é um daqueles que está começando agora no ramo do aquarismo, considere começar com alguns peixes Coridora, afinal poucos peixes como eles conseguem atender as necessidades dos aquaristas de primeira viagem.

Aparência

O Corydoras trilineat, mais conhecido como Coridora, é um peixe que na fase adulta pode chegar aos 8 centímetros de comprimento no máximo e é originário das águas amazônicas.

As Coridoras possuem mais de 50 espécies diferentes, sendo elas completamente distintas e outras inclusive parecidas, mudando apenas um aspecto ou outro. Quando crescem, costumam ficar roliços.

O Dimorfismo Sexual existe em todas as espécies de Coridora, sendo que as fêmeas costumam ser maiores do que os machos e a barriga das mesmas costuma ser mais arredondada.

O Corydoras paleatus é encontrado em rios do Sul do Brasil, do Paraguai e Uruguai - Marrabbio2 / Wikimedia
O Corydoras paleatus é encontrado em rios do Sul do Brasil, do Paraguai e Uruguai – Marrabbio2 / Wikimedia

Alimentação

Na parte de alimentação, as Coridoras são peixes Onivoros, fazendo com que elas possam ser alimentadas tanto com ração de boa qualidade ou alimentos vivos.

Para rações, procure uma ração para peixes de fundo como por exemplo a Alcon Bottom Fish. Também é interessante dar duas vezes na semana spirulina para o seu cardume de Coridoras.

Também conhecido pelo nome de paleatus - Wikimedia / Graf zu Pappenheim
Também conhecido pelo nome de paleatus – Wikimedia / Graf zu Pappenheim

Comportamento

Uma das principais razões das Coridoras serem uns dos peixes mais indicados para os iniciantes é justamente por conta de seu temperamento extremamente pacífico tanto com os mesmos de sua espécie quanto das demais. Por isso, é mais do que indicado deixar este peixe com outras espécies.

Mas existem também suas ressalvas. Ao mesmo tempo que é um peixe muito pacífico, ele necessita de companhia por terem o costume de na natureza andarem em cardumes. Portanto, se for comprar um peixe Coridora, compre ao menos 5 de uma vez!

Os peixes exigem certos cuidados na hora de cuidar dos mesmos, afinal uma temperatura mais alta, um pH mais elevado ou até mesmo um aquário menor podem culminar na morte dos peixinhos
Os peixes exigem certos cuidados na hora de cuidar dos mesmos, afinal uma temperatura mais alta, um pH mais elevado ou até mesmo um aquário menor podem culminar na morte dos peixinhos

Outra recomendação é mais um cuidado referente as Coridoras. Por seu comportamento pacífico, muitas vezes podem ser iscas fáceis para peixes Ciclídeos em um mesmo aquário. Então tome muito cuidado quanto a isso!

Corydoras paleatus - Niko / Wikimedia
Corydoras paleatus – Niko / Wikimedia

Quando são indicados?

Como foi dito acima, os peixes Coridoras são recomendados para aqueles que estão iniciando no aquarismo por dois motivos: O primeiro que é por conta de seu comportamento pacífico (sem brigar com nenhum outro peixe) e o segundo por ser extremamente resistente, podendo resistir a alguns erros cometidos pelos aquaristas iniciantes.

Por serem peixes de fundo de aquário, muitos acreditam que eles são peixes lixeiros, ou seja, que limpam o aquário e comem as fezes dos outros peixes, o que é uma verdadeira mentira! Então, se você procura um peixe para fazer essa função, esqueça as Coridoras!

Possui até 7,5 cm de comprimento, com quatro pares de barbilhões abaixo da boca, dorso verde-escuro, ventre amarelo, sendo a fêmea maior do que o macho - Wikimedia / Przemysław Malkowski
Possui até 7,5 cm de comprimento, com quatro pares de barbilhões abaixo da boca, dorso verde-escuro, ventre amarelo, sendo a fêmea maior do que o macho – Wikimedia / Przemysław Malkowski

Manutenção do aquário

Para que você possa ter peixes Coridoras, tenha um aquário de no mínimo 50 litros. Caso esse seja o tamanho do seu aquário, tenha no máximo as cinco Coridoras e nenhum outro peixe de fundo de aquário.

O aquário estará apto a receber estes peixes com um pH entre 6,5 e 7,5 e uma temperatura que vá de 22 até 28 graus celsius, lembrando sempre de não fazer mudanças bruscas na temperatura de uma hora para a outra.

É importante que o aquário tenha um filtro de 5 vezes a vazão do aquário, com mídias biológicas, termostato e um substrato rolado, pois caso seja do tipo pontiagudo é possível que a Coridora se corte. Também é importante que o aquário seja plantado com plantas verdadeiras.

Com o layout do aquário pronto, evite deixar frestas muito pequenas para que não corra o risco da Coridora se prender entre a rocha e o vidro.

*Com informações da Alcon, RSDiscus e Wiki.