Categorias
Peixes de água doce

Alimentação do Peixe Beijador tem que ser com amor

Helostoma temminckii, conhecido popularmente como Peixe Beijador, é um peixe cheio de amor

Alguns peixes nos chamam a atenção pelos mais diversos aspectos. Seja por tamanho, coloração extravagante, formato diferente ou até mesmo por alguma parte de seu corpo fora do convencional, sempre algum peixe irá lhe chamar mais atenção do que os demais.

E o que falar de um peixe cuja sua principal característica é ter sua boca de forma que pareça que o mesmo está beijando a todo momento? Pode parecer engraçado, mas é isso que acontece com o Peixe Beijador.

Aparência

O Helostoma temminckii, conhecido popularmente como Peixe Beijador, é um peixe que tem suas origens no continente asiático, mais especificamente das regiões da Tailândia, Java, Bornéu, Sumatra e Malásia.

Possui cerca de 30 cm de comprimento, coloração branco-rosada, verde-prateada ou avermelhada e com o hábito de "beijar" os companheiros (quando na verdade eles estão brigando), sendo assim chamado também de peixe-beijador - Flikcr / küssender Gourami II
Possui cerca de 30 cm de comprimento, coloração branco-rosada, verde-prateada ou avermelhada e com o hábito de “beijar” os companheiros (quando na verdade eles estão brigando), sendo assim chamado também de peixe-beijador – Flikcr / küssender Gourami II

É um peixe de estatura média, podendo chegar a medir no máximo 15 cm de comprimento. Além de sua boca que faz movimentos como se estivesse beijando, outra característica é possuir a coloração rosa com branco.

Apresenta um dimorfismo sexual leve, porém perceptível caso bem observado. As fêmeas costumam ter o ventre mais roliços, dando a impressão de que são mais gordinhas do que os machos.

Helostoma temminckii - Wikimedia / Shizhao
Helostoma temminckii – Wikimedia / Shizhao

Alimentação

Os peixes beijadores são por natureza onívoros, mas com tendências herbívoras. Então é sempre bom mesclar a forma de alimenta-los.

A ração é imprescindível para qualquer peixe, então pondere qual tipo deseja para alimentar os peixes desta espécie. Costumam ter boa aceitação com rações extrusadas (Alcon Ciclídeos Grânulos), floculadas (Alcon Basic, Alcon Colours e Alcon Spirulina) e que previnem doenças (Alcon Guard Allium, Alcon Guard Thymus e Alcon Guard Herbal).

No cativeiro ele vive mais de 12 anos e reconhece o seu tratador
No cativeiro ele vive mais de 12 anos e reconhece o seu tratador

Mas apenas ração não basta para o peixe beijador. É importante uma vez a semana dar alimento vivo para o mesmo como Artemias ou larva do besouro do amendoim. Também por sua tendência herbívora considere fornecer ao peixe alimentos vegetais.

O beijador é um peixe teleósteo perciforme, único representante da família Helostomidae. É originário da Tailândia, Java, Bornéu, Sumatra e península Malaia (Flickr / küssender Gourami I)
O beijador é um peixe teleósteo perciforme, único representante da família Helostomidae. É originário da Tailândia, Java, Bornéu, Sumatra e península Malaia (Flickr / küssender Gourami I)

Reprodução

A reprodução dos peixes beijadores acontece de forma ovípara, ou seja, é realizada por meio de ovos. Os peixes desta espécie têm a tendência a fazerem ninhos de bolhas para guardar os ovos.

Comportamento

Os peixes beijadores têm a tendência de serem agressivos com os peixes da mesma espécie, porém pacíficos com os demais de espécies diferentes. Portanto é recomendado que, caso você tenha interesse em ter um peixe desses, você deixe o Peixe Beijador em um aquário com peixes de porte parecido.

Uma curiosidade sobre os Peixes Beijadores é que quando eles estão beijando outros peixes, não é um sinal afetivo, e sim um sinal de briga entre eles!

Desenho do século XIX mostra um beijador
Desenho do século XIX mostra um beijador

Manutenção do aquário

Para ter um Peixe Beijador em se aquário, é preciso que o mesmo tenha mais de 300 Litros para comportar os demais peixes da mesma estatura. Caso venha a fazer um aquário plantado, faça com plantas de folhas duras como anubia, caso contrário ele irá comer todas as plantas.

Para manter a água ideal para o Peixe Beijador, deixe o pH entre 6.4 e 7.6 a uma temperatura de 22 a 28 graus célsius.

Com a água pronta, será preciso colocar um filtro com vasão de 5 a 10 vezes a litragem do aquário por hora e ciclar o aquário quando for preciso. E quando trouxer o peixe da loja, basta aclimatar o mesmo e quarentenar o mesmopara que ele esteja pronto para ser inserido em seu novo ecossistema.

*Com informações da Wiki.