Categorias
Peixes de água doce

Peixe Betta é o preferido de muita gente na hora de comprar um pet

Conhecida popularmente como Betta, peixe-beta, ou combatente, a espécie é linda e fica bem com pouco espaço, mas não misture com outros peixes.

Quando você era uma criança, muito provavelmente já te ofereceram um peixe Betta para ser seu pet. Eu mesmo me incluo nesse meio! Tive um da cor azul com o criativo nome de Beto que viveu pouco mais de dois anos comigo.

Por mais que o Betta seja extremamente comum e muitos achem que cuidar do mesmo é só dar comida e deixar o aquário com a tampa aberta, não é bem assim! Assim como eu quando era pequeno, muitas pessoas cometem alguns erros na criação do Betta que fazem com que ele viva menos do que o esperado!

Origem

Os peixes Betta são originários da Tailândia, país localizado na Ásia. Começaram a surgir nos lagos de plantações de arroz, o que indica muito sobre os costumes do Betta e da forma que tratamos eles.

Por viverem nos lagos das plantações cujo volume de água é baixo, deduziu-se que eles precisavam de pouco oxigênio para sobreviver, logo por conta disso muitos aquários de Betta nem filtro possuem. E também por conta de viverem nos lagos, que geralmente são pequenos, que eles se tornaram agressivos, não por natureza, mas por ter que conquistar o seu espaço.

Quando você era uma criança, muito provavelmente já te ofereceram um peixe Betta para ser seu pet
Quando você era uma criança, muito provavelmente já te ofereceram um peixe Betta para ser seu pet

Aliás, foi graças a suas brigas que os Bettas ganharam fama. Antigamente, eram feitas rinhas com dois machos no mesmo aquário que duelavam até a morte. Infelizmente, foi dessa forma trise na qual o tal peixinho ganhou notoriedade no mundo.

Aparência

Os Bettas geralmente são conhecidos por serem peixes de no máximo 10 cm de comprimento, terem longas caudas e cores chamativas, porém existem várias espécies dos peixes Betta.

Entre elas, podemos citar o de Cauda Dupla (mais comum), Cauda de Véu, Delta, Super Delta, Cauda Meia-Lua, Cauda de Coroa e o Cauda Curta, sendo este último o mais próximo ao Betta selvagem.

Os Bettas geralmente são conhecidos por serem peixes pequenos e lindos
Os Bettas geralmente são conhecidos por serem peixes pequenos e lindos

Para diferenciar o Betta macho da fêmea, basta olhar a cauda dos mesmos: Quando tiver a cauda bem grande, colorida e chamativa, estamos olhando para um Betta macho. Agora, se a cauda for curta e pouco chamativa, é uma fêmea.

Alimentação

A alimentação do Betta consiste na ração, contanto que a mesma seja de boa qualidade, impedindo que o mesmo possa vir a adoecer futuramente e deixar a vida do mesmo ainda mais curta.

Para isso, são recomendadas rações extrusadas como a Alcon Mini Betta, floculadas como a Alcon Betta Mix Flakes e as que previnem doenças como a Guard Allium, Guard Thymus e Guard Herbal, ambas da Alcon.

A alimentação do Betta consiste na ração
A alimentação do Betta consiste na ração

Reprodução

A reprodução dos Bettas acontece com o acasalamento do macho com a fêmea (eles só se aproximam em época de reprodução, caso contrário podem brigar também) por meio de ovos.

Para fazer o ninho, geralmente fazem bolhas para abrigar os ovos e os peixes dessa espécie tem o costume de cuidar de seus filhotes.

Comportamento

Essa sim é a parte dos peixes Betta que mais geram polêmica e medo naqueles que procuram saber um pouco mais sobre o comportamento destes peixes.

Betta splendens é uma espécie de peixe da família Osphronemidae e do gênero taxonômico Betta, originária do Sudeste Asiático
Betta splendens é uma espécie de peixe da família Osphronemidae e do gênero taxonômico Betta, originária do Sudeste Asiático

Como foi dito anteriormente, macho com fêmea só se aproximam na época de reprodução, caso contrário podem brigar também. Agora ter no mesmo aquário macho com macho é certeza de uma briga feroz entre os dois, igual nas rinhas feitas na Ásia antigamente. Portanto, caso você deseje ter um Betta macho, que o deixe sozinho de outro macho!

Mas existe uma curiosidade sobre os Betta: Você sabia que, caso colocado em um aquário com peixes de outras espécies, eles costumam ser extremamente dóceis e pacíficos? Uma mudança de comportamento um tanto quanto radical para uma espécie que é marcada por ser agressiva com seu semelhante!

Manutenção do aquário

Para ter um peixe Betta em um aquário sozinho (como geralmente ficam), é bom ter um aquário de pelou menos 9 litros para que ele possa se locomover com bastante frequência.

A espécie é conhecida popularmente como Betta, peixe-beta, ou combatente, devido à sua agressividade contra peixes
A espécie é conhecida popularmente como Betta, peixe-beta, ou combatente, devido à sua agressividade contra peixes

Na hora de limpar o aquário, siga exatamente este ritual: Retire seu peixe Betta utilizando um copo com água do aquário, esvazie o aquário, limpe o aquário utilizando uma escova de dentes e uma bucha que só sejam utilizados para este fim, encha com água da torneira, pingue cerca de 4 gotas de anti-cloro no aquário, vá colocando a água nova no copo com o peixe aos poucos e após repetir o ultimo passo por 4 vezes, colocar o Betta de volta ao aquário.

Mas lembre-se: Se possível, compre um filtro para colocar no aquário mesmo que seja de um Betta! Caso contrário, a água pode acumular altos índices de amônia e acabar fazendo com que o peixe ingira tal substância que pode lhe levar a morte!

Com todas essas dicas, você pode fazer com que seu Betta dure de 3 a 5 anos. Se eu soubesse de tudo isso a 10 anos atrás, provavelmente meu Beto teria durado alguns anos a mais.